segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Soluções sustentáveis: Ecovilas

Reclamar não soluciona, manisfestar somente dá voz a indignação, porém materializar uma solução é o caminho para montarmos uma nova sociedade, na prática. E essa concretização que exige o maior dos esforços, pois migrar do sonho para a realidade é o que pouco estão dispostos a lutar, a construir e viver.

Um conceito pouco conhecido no mainstream da mídia e da sociedade padrão é o da ecovila. 

Comunidades planejadas para serem autossustentáveis, as ecovilas são uma alternativa viável. Planta-se e alimenta-se do que a terra dá, onde todos estão envolvidos nos processos de sustentação dessas verdadeiras vilas humanas, onde o dinheiro não é conhecido e não faz diferença para se viver bem. As ecovilas tem valores fundamentalmente humanos e ecológicos de sustentabilidade. Os povos ancestrais já o praticavam, devido ao tamanho de suas populações e recursos tecnológicos disponíveis, assim como povos indígenas e selvagens atuais ainda o fazem. 

Agora vamos imaginar, com todo nosso conhecimento e tecnologia disponíveis... uma nova sociedade é viável e possível, além de poder nos oferecer conforto na medida certa, sem precisarmos matar, roubar ou acumular insanamente qualquer recurso. 

Que tal mudarmos nosso paradigma de vida?

2 comentários:

  1. Quero morar numa ecovila, ter galinhas, vacas, pomar e horta.
    Será que já existe alguma no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Marli, já existem ecovilas ativas no Brasil, e vale conhecê-las, assim como em outros países. Caso venha a visitar alguma, vamos trocar experiências ;)

    ResponderExcluir